artemisia-beneficios

Artemísia: tratamento natural de males do corpo e da mente

Ela é umas das mais completas – tanto que chega a ser conhecida como “deusa das plantas”. A Artemísia é uma erva medicinal muito usada no tratamento de anemia, gastrite, falta de apetite, nervosismo, debilidade no estômago, nevralgia, halitose, cólicas e irregularidade menstrual.

Tudo graças às suas propriedades anti-inflamatória, antiepilética, antiespasmódica, diurética, digestiva e calmante, entre outras.

O seu nome científico é Artemisia vulgaris. Mas ela é também conhecida como Camomila do Campo, Rainha das Ervas, Erva-de-fogo, Erva-de-são-joão, Matricária e Urtemige; Absinto, Artemija, Flor-de-são-joão, Losna, Losna-brava, Isopo-santo etc.

A Artemísia pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e mercados. Seu uso pelas mulheres para aliviar problemas do aparelho urogenital é bastante comum.

Modo de usar, recomendações e contraindicações da Artemísia

As folhas, flores e rizoma (caule em formato de raiz) da Artemísia são usados no preparo de chá. A planta não deve ser ingerida crua.

Para fazer o chá de Artemísia, você só precisa colocar 2 colheres das folhas em 1 litro de água fervente. Deixe em repouso 10 minutos, coe e beba de 2 a 3 xícaras por dia.

​​Entre os efeitos colaterais da planta medicinal, estão: reações alérgicas, vasodilatação e convulsões.

A Artemísia é contraindicada durante o período menstrual, gestação e amamentação.

Além disso, a planta medicinal pode ser tóxica se consumida acima da dosagem ideal. Seu uso deve ser moderado e, de preferência, acompanhado por um especialista.

O que se sabe sobre o chá de Artemísia…

Já na Idade Média, a Artemísia era conhecida por sua ação terapêutica. A planta ganhou popularidade de remédio caseiro no controle de dores de cabeça crônicas e na prevenção de enxaqueca. Porém, até hoje, muita gente desconhece todos os benefícios que ela pode trazer.

Geralmente consumida em forma de chá, a planta é uma ótima opção no alívio das cólicas abdominais e uterinas. E, ainda: há pesquisas que comprovam seu potencial anti-inflamatório na cura da artrite.

E uma curiosidade: a Artemísia serve como repelente de traças. Basta colocar raminhos secos nos armários e estantes.

Resumo dos benefícios do chá de Artemísia para a saúde

  • Combater náuseas, indigestão, gases, azia e diarreia
  • Controle da asma
  • Auxilia no tratamento de problemas renais e anemia
  • Ajuda a prevenir o câncer de mama
  • Combate os sintomas da TPM e a anemia
  • Possui ação anti-inflamatória, analgésica, antiepilética e antimalárica
  • Tem poder depurativo ecicatrizante
  • É digestivo, estimulante, repelente etônico

Para melhorar o aparelho digestivo, faça uma infusão usando um litro de água e uma colher (sopa) de Artemísia. Deixe levantar fervura, desligue o fogo e abafe por dez minutos. Tome uma xícara três vezes ao dia.

As cólicas menstruais são aliviadas com a infusão contendo uma colher (chá) de folhas de Artemísia em uma xícara de chá de água quente. Abafe e deixe macerar por cinco minutos. Tome de duas a três xícaras (café) diariamente.

Se o caso é de espasmos, eles podem ser evitados e acalmados com uma decocção de uma colher (sopa) das raízes de Artemísia em meio litro de água. Ferva durante 15 minutos. O ideal é tomar meia xícara quatro vezes por dia.

O chá de Artemísia é diurético; ele limpa e regulariza o funcionamento do fígado, rins, bexiga e pulmões.

O óleo da erva, por sua vez, é empregado em diversos quadros de dores, além de muito útil em terapias alternativas para melhorar a concentração e a memória, principalmente quando misturado aos óleos essenciais de alecrim e sálvia.

De qualquer forma, não custa lembrar: consulte seu médico antes de iniciar um tratamento, mesmo com plantas medicinais. Feito isso, e com liberação concedida, aproveite o poder da “deusa das plantas” e renove seu bem-estar.

Cuide-se! Até o próximo artigo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *