Batata-doce para ganhar massa muscular

Pensou em alimentos para aumentar os músculos, logo vem à cabeça a combinação clara de ovo e batata-doce. Da clara, já falei aqui. Hoje, é dia de entender como esse tubérculo atua no ganho de um corpo mais torneado e durinho.

A batata-doce é uma das grandes aliadas daqueles que dedicam horas e mais horas a moldar as curvas na academia. Tudo porque o produto possui muitas propriedades que facilitam a vida de quem busca definição muscular e perda de gordura.

Sim, nesse contexto, batata-doce também emagrece, pois é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, além de ser rica em fibras.

Basta lembrar que o baixo índice glicêmico faz com que o alimento libere glicose no sangue aos poucos, sem causar altos picos de insulina, o hormônio responsável pelo aumento da fome e acúmulo de gorduras.

Enquanto as fibras ajudam a prolongar a sensação de saciedade. Ponto duplo para a boa forma!

E tem mais: o amido resistente presente na raiz age como uma fibra insolúvel, que provoca uma espécie de atração das moléculas de gordura e açúcar, resultando em absorção mais lenta delas.

Então, você deseja uma dieta de hipertrofia, a parceria entre batata-doce e o peito de frango é perfeita. Ela combina carboidrato com proteínas como nenhuma outra, auxiliando na recuperação muscular, geração de energia e sensação de saciedade.

A batata-doce pode ser benéfica também no pré-treino, disponibilizando “combustível” durante a prática do exercício físico e prevenindo a fadiga.

Ao mesmo tempo em que cuida da forma, a batata-doce favorece a saúde, pois é rica em potássio, fósforo, ferro, vitaminas A, C e E; e contém cálcio, relevante para as reações metabólicas, contração muscular e ossos.

No caso do fósforo, participa também da melhora das funções neurológicas, beneficiando, por exemplo, concentração e memória.

E como emagrecimento consistente e músculos de qualidade têm tudo a ver com bem-estar, não poderia deixar de falar em vários outros benefícios da batata. Veja um resumo deles:

  • Age como antioxidante;
  • ajuda a prevenir tumores malignos;
  • auxilia na síntese de colágeno;
  • auxilia no controle da diabetes;
  • contribui para o aumento da saciedade, mantendo o controle do apetite por mais tempo;
  • coopera para redução da gordura do corpo;
  • favorece o controle do peso;
  • fortalece a imunidade;
  • minimiza os riscos de resistência à insulina (Hiperinsulinemia);
  • reduz a pressão arterial.

Como a batata-doce ajuda ganhar massa magra – e saúde!

Com a prática de atividades físicas, acontece um desgaste e, consequentemente, o aumento nos níveis de oxidantes encontrados no corpo.

Dessa maneira, o atleta fica mais exposto a efeitos desagradáveis, como dores, cansaço, dificuldades na recuperação e, ainda, problemas de saúde. Ninguém merece!

A batata-doce oferece importante função antioxidante, graças à vitamina C. Ou seja, é um alimento que reduz os impactos negativos provocados pelos treinos. Mais um motivo para ela não faltar no seu cardápio.

Quanto ao ganho de massa muscular, as vitaminas do complexo B, presentes no tubérculo, estão diretamente ligadas às sínteses de proteínas e gorduras.

Em outras palavras, isso quer dizer: com ajuda da batata-doce, o organismo fica em frequente estado metabólico, isto é, otimizando o ganho de músculos.

A “dieta da vez” contém batata-doce, frango, clara de ovos, entre outros itens para turbinar os músculos. Porém, nem todos podem fazê-la e, muitas vezes, se não for aplicada adequadamente, pode até engordar.

O custo baixo é um dos atrativos de menus como este, mas é preciso tomar cuidado, ter acompanhamento médico e indicação profissional da quantidade a ser consumida.

Ou seja, não adianta trocar todas as refeições por batata-doce com frango. No mínimo, essa atitude vai provocar uma deficiência de nutrientes. E o que era para melhorar o desempenho acaba provocado efeito contrário, a queda no rendimento.

Pense bem, e até breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *