catabolizar

Catabolizar: entenda o que significa e como impedir que aconteça

Catabolismo é uma palavra que causa certo pânico em quem já é fortão e treina para ganhar mais músculos ou quem é magrinho por natureza e faz de tudo para não perder um quilinho sequer de massa magra (conquistada com muito esforço, diga-se de passagem)

No dicionário, Catabolismo quer dizer: “parte do metabolismo que compreende a decomposição de nutrientes complexos, permitindo a liberação de energia”.

Em outras palavras, Catabolizar quer dizer que, em vez de ganhar, o atleta perde músculos, por causa de algum fator como:

Excesso de treino

anabolismo-catabolismo

Anabolismo x Catabolismo

Ache um meio-termo, pois treinar demais não é uma boa estratégia. E esse meio-termo varia de pessoa para pessoa, pois temos corpos, metabolismo e tolerâncias diferentes.

Para achar o ponto de equilíbrio, só testando. Não existe uma fórmula pronta, uma tabela para inserir seus dados e descobrir o treino ideal. Leva tempo, requer autoconhecimento, observação das reações a cada tipo de exercício.

Mas de uma coisa ninguém duvida: musculação é uma atividade de intensidade, e não de longa duração.

Treino errado

Se você não tiver boa orientação e acabar fazendo movimentos incorretos, usando peso demais e descansando além do que deveria entre exercícios, pode Catabolizar.

Deixe para conversar fora do treino; descansar muito entre as séries faz com que a intensidade caia.

Atividades extras

Praticar musculação e também ginástica ou outras atividades aeróbicas promove um desgaste corporal grande, que pode interferir no desenvolvimento muscular.

Para evitar o Catabolismo, o ideal é ter acompanhamento profissional no treino e no suporte nutricional. Ah! E não exagerar nas atividades complementares.

Alimentação inadequada

Nutrição correta é importantíssima para qualquer praticante de exercícios físicos. Sem uma alimentação com foco em recuperação e compensação do desgaste causado pelo treino com pesos, os (bons) resultados não aparecem.

Ou seja, você vai Catabolizar. E não adianta só comer ovos, frango, batata-doce do café ao jantar. O ideal é consultar um nutricionista.

Ignorar os intervalos entre treinos

O descanso entre uma prática e outra é fundamental para recuperar o corpo e ter progressos na conquista de músculos maiores e mais definidos. E o tempo de recuperação pode variar de acordo com a intensidade do seu treino, podendo ir de 24 a 72 horas, ou até mais em alguns casos.

Trocar demais o treino ou não mudar

Equilíbrio também ajuda a prevenir o Catabolismo.

De vez em quando, é necessário fazer mudanças na série, na rotina de treino – principalmente na fase de estagnação. Mas alterar a todo instante o programa de exercícios impede que haja tempo suficiente para avaliar os resultados.

Pouco treino, muitas faltas

Passada a empolgação inicial pós-matrícula na academia, muitos começam a desaparecer…

E é uma sequência interminável de justificativas: compromissos sociais, trabalho, uma dorzinha de cabeça no final do expediente, levar o cachorro ao veterinário (não que ele não mereça) etc.

Depois de algumas semanas, as faltas só aumentam e quando o ex-animado-atleta resolve comparecer, o treino não rende – ou melhor, rende, conversas e nada mais.

Isto é, fazer da academia o ponto de encontro para jogar conversa fora, não tem outra consequência: os resultados não serão satisfatórios. Você vai Catabolizar. Afinal, como esperar uma melhora na massa magra se a língua é mais estimulada que o corpo?

Problemas emocionais

Pode não parecer, mas desgaste emocional é capaz de estressar e Catabolizar o músculo – às vezes até mais do que o desgaste físico.

Então, mantenha a calma, o foco, e direcione o máximo de sua energia para os exercícios físicos. Os resultados, inclusive, serão de grande ajuda para equilibrar o que está tirando a sua concentração.

Bons treinos, e até a próxima!

2 thoughts on “Catabolizar: entenda o que significa e como impedir que aconteça

  1. Legal,adorei saber de tudo isto!É sempre bom a gente saber mais das coisas,com certeza meus treinos serão bem mais concientes!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *