catequina-cha-verde

Catequina: aliada da beleza e do bem-estar

Parece nome de remédio? CA-TE-QUI-NA. De alguma forma, pode até ser remédio mesmo, pois este fitonutriente da família dos polifenóis possui propriedades que agem em algumas doenças. Diabetes tipo 1, infecções virais, inflamações, e cardiopatias são exemplos delas.

A Catequina é incolor, solúvel em água e, até o momento, nenhuma contraindicação está ligada ao consumo dela.

Está presente em alimentos como o chá-verde, e diversos estudos atestam que sua formulação atua de maneira benéfica também sobre doenças degenerativas, câncer e o envelhecimento.

Sua composição inclui epicatequinas gallate (ECG,epicatequinas (EC), epigallocatechin (EGC) e epigallocatechin gallate (EGCG), sendo este último encontrado em maior quantidade e merecedor de mais atenção no aspecto  farmacológico.

As folhas de chá-preto e verde são fontes importantes de Catequinas. Porém, o verde sai na frente porque, embora seja produzido pela mesma planta, a Camellia sinensis, é obtido de suas folhas frescas e passa por um processo diferente.

Como o chá-verde é colhido e logo submetido ao vapor, passa por menos fermentação, inibindo a oxidação das Catequinas. Depois, suas folhas secam naturalmente, permitindo preservar os polifenóis (na essência Catequinas), que variam de 45-90% em relação às propriedades biológicas.

Além dos chás verde e preto, é possível encontrar Catequinas naturalmente e outros tipos de alimentos, como as frutas, produtos hortícolas e o cacau. Entretanto, estão disponíveis em menores quantidades nestes itens.

Benefícios da Catequina: saiba mais

Tomando como base ainda o chá-verde, devido ao seu teor de Catequina, a relação entre os antioxidantes naturais dele e a probabilidade de controle de peso corporal é alvo de inúmeras pesquisas científicas. Desde que, obviamente, existam hábitos de vida saudáveis.

Um estudo feito no Japão e publicado na revista Obesity concluiu que a ingestão regular de chá-verde (com um nível mais alto de Catequinas) pode auxiliar na redução da gordura e, ainda, da circunferência abdominal.

Para chegar a este resultado, foi necessário avaliar dois grupos por 12 semanas. Aquele que consumiu mais Catequina eliminou, em média, 1,7 quilos; e reduziu o perímetro abdominal em 2,5 cm, além da gordura visceral, cuja redução chegou a 10,3³.

Portanto, as Catequinas e a cafeína encontradas no chá-verde têm uma clara função termogênica, auxiliando no aumento do gasto calórico.

Quanto à saúde mais especificamente, pesquisas demonstram que a Catequina é capaz de atuar na inibição de fatores cancerígenos e, por consequência, no surgimento de tumores malignos. Devido às suas características antioxidantes, similares às das vitaminas C e E.

São propriedades que inibem a ação dos radicais livres e, tudo indica, também atuam na proteção do nosso sistema cardiovascular.

Estudos a respeito da oxidação de gorduras, feitos em in vitro e em alguns animais, revelam que certas Catequinas chegam a ser 10 vezes mais eficientes quando comparadas com a vitamina E, por exemplo.

Outras vantagens no consumo de Catequinas

A saúde das articulações é outro ponto importante a ser considerado na lista de benefícios da Catequina. É que o chá-verde é anti-inflamatório potente, sendo empregado em pacientes com artrite reumatoide, osteoartrite e bursite.

Neste caso, mostram pesquisas europeias, os destaques maiores seriam as Catequinas do tipo EGCG´s. Em modelos de tubos de ensaio com perda de cartilagem (similar ao que acontece na artrite), as EGCG promoveram a proteção dos tecidos.

Não acabou! O chá-verde pode ajudar a reduzir inflamações no intestino, inclusive atuando na prevenção do câncer de cólon.

Estudo recente revelaram que o EGCG tem capacidade de inibir a interleucina 8, um componente pró-inflamatório. Mas ainda serão necessárias pesquisas mais aprofundadas a este respeito.

De qualquer maneira, as notícias são boas em torno da Catequina e sua fonte relevante, o chá-verde. São bons indícios de que o tratamento ou cura de muitos problemas está logo ali, nas plantas, na natureza.

Aproveite, e até breve!