como-fazer-meditacao

Meditação: concentração e equilíbrio

A proximidade de um novo ano nos faz refletir sobre muitos aspectos da vida, tais como trabalho, carreira, relacionamentos, finanças e saúde. E será que não está na hora de “recarregar as baterias”? Bem, se este é o seu caso, hoje eu trago uma dica renovadora: a meditação.

A meditação é usada há milhares de anos. E cada vez mais pessoas do mundo inteiro meditam todos os dias para aliviar problemas como tensões, dores de cabeça e no corpo, raiva, cansaço, tristeza, dificuldade de concentração etc.

Aprender a meditar é descobrir um universo novo; é descobrir a própria consciência; um caminho para potencializar as capacidades e abrir portas para uma existência abundante, saudável, equilibrada e zen.

Quem pratica a meditação, tem a chance de receber inúmeros benefícios. Para muitos, algo que é justificado por um “fundo místico” e misterioso, no qual somente iniciados por um mestre com conhecimento secreto podem entrar. Mas não é bem assim…

Na verdade, meditar exige dedicação e uso correto de técnicas. Assim é que se chega aos resultados que ela propõe.

Como a meditação ajuda a controlar emoções e pensamentos

Somos diferentes, claro, e temos interpretações diferenciadas sobre o que é relaxar. Para certas pessoas, uma caminha na praia, por exemplo, pode ser extremamente calmante.

Há, ainda, os que preferem uma corridinha para “esvaziar” os pensamentos, aliviar a tensão física e mental, expulsando ideias negativas que tantas vezes podem afastá-los de seus sonhos.

A meditação, por sua vez, é a opção de gente das mais variadas idades, profissões e fases da vida. Afinal, todos nós passamos por situações de pressão, momentos decisivos, que nos levam a agir impulsivamente ou irracionalmente.

E as os atos resultantes da falta de equilíbrio são os maiores responsáveis pela falta de prosperidade, sucesso e abundância. Uma mente agitada ou desalinhada joga fora sua energia e provoca mais problemas do que soluções.

Imagine barreiras e reações inadequadas que aparecem em ocasiões importantes, como uma entrevista de emprego ou qualquer outro instante no qual precisamos de concentração e foco.

O que uma mente agitada pode provocar na vida de uma pessoa

  • Falta de relaxamento, até mesmo em um curto espaço de tempo
  • Dificuldade de controle e manutenção da respiração adequada
  • Excesso de estresse corporal
  • Dificuldade de concentração
  • Não conseguir esvaziar a mente, ou seja, “parar de pensar”
  • Incapacidade de se desconectar do mundo externo
  • Desconforto ao buscar uma postura ideal e agradável

Ao praticar meditação, a mente acalma, e toda a sua energia fica disponível para gerar saúde, prosperidade e respostas para possíveis conflitos. As chances de perder boas oportunidades diminuem. Você fica consciente e enxerga melhor as coisas, sabe controlar atitudes e reações.

E, acredite: nós, seres humanos, temos uma tendência natural para a meditação quando necessitamos de foco e equilíbrio.

Qualquer pessoa que pratica a meditação corretamente logo nota o maior controle sobre suas próprias emoções, as melhorias em seu estado de percepção. Seu corpo responde às emoções criadas conscientemente.

Meditação: como o controle de emoções atua em nossa vida

  • Mais tranquilidade e harmonia para lidar as situações, mesmo as mais difíceis
  • Percepção aguçada e clareza durante a tomada de decisões
  • Relaxamento corporal e, portanto, melhores condições para uma boa saúde
  • Facilidade para aprender o que quiser, graças à desenvolvida capacidade de concentração

São seis os pilares da meditação: Postura e respiração, Relaxamento, Pensamentos, Realidade, Consciência, Metas e Objetivos. Eles indicam o caminho para uma meditação correta, sem frustrações. Para chegar aos resultados esperados, é preciso praticar os exercícios na sequência certa.

Dicas para fazer meditação

meditacao-10-minutos

Como meditar em 10 passos

Já parou para pensar que, sem equilíbrio, nada parece funcionar direito? Sabe quando aquele amigo diz para você “Minha vida está de pernas para o ar”, ou algo parecido?

E quando a sua própria existência parece ter saído dos eixos? Quem nunca? Pois é, mas a meditação tem tudo para trazer a orientação que faltava, uma luz, um direcionamento e atitudes mais positivas diante dos obstáculos.

Experimente! Boa prática, e até breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *